Taverna do Orangotango Esfacelado (mas vivo)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paganum - Marchando Pela Selva

Ir para baixo

Paganum - Marchando Pela Selva  Empty Paganum - Marchando Pela Selva

Mensagem por Sr Nemo Qui 15 maio 2014 - 23:01

Eu passei as últimas duas semanas com o computador de outra pessoa e vou voltar ao meu amanhã, então resolvi deixar as notas que eu fiz sobre o cenário aqui de uma vez, mas talvez demore algum tempo para eu voltar á trabalhar nele.

Sintam-se a vontade para perguntar qualquer coisa neste meio tempo.
----
''Recarregue sua arma, garoto, amanhã nós vamos para a floresta. Com sorte encontramos algo de valor, com ainda mais você volta vivo para gastar''.

Paganum - Marchando Pela Selva  Tumblr_n69zsumJpq1r5sap5o1_500
Paganum é um mundo de fantasia que eu criei durante uma semana sem internet e com severos problemas de insônia, tendo em mente uma campanha no sistema Legend D20. O cenário foi refinado e reconstruído várias vezes desde então, mas o conceito básico ainda é o mesmo:

Paganum é um cenário de alta fantasia onde os jogadores são exploradores das regiões selvagens de Paganum, de simples aldeões á mágicos nobres, em busca dos inúmeros recursos e tesouros guardados entre bestas ferozes, criaturas hostis e ocasionalmente pelos deuses em pessoa..

O cenário se passa no continente de mesmo nome, uma terra sob um sol imóvel e alimentado constantemente pela Anima do solo. Durante milênios a civilização humana e seus poucos aliados se manteve isolada enquanto o mundo exterior crescia cada vez mais hostil e caótico, mas a recente revolução tecnológica levou á uma movimento em massa para explorar e colonizar Paganum.

Os personagens-jogadores são indivíduos especiais de vários estágios da sociedade, de pobres á nobres, armados com pistolas e sagacidade, e ocasionalmente dotados de poderes mágicos alimentados pela Anima da terra.


10 Fatos Sobre Paganum
Spoiler:

Forças Sobrenaturais
''A vida vem da terra, a morte se esconde debaixo dela''
-Provérbio Quatori
Spoiler:

Raças de Paganum
''Fácil fazer inimigos quando se tem força para lutar, mas inimigos não te ajudam durante a tempestade''
Spoiler:

Formas de Magia
''Eu SOU a montanha''
-Xamã durante um surto de Anima
Spoiler:

Panteão
''Os deuses não vão ter ajudar, garoto, quando brincar com uma arma carregada''
Spoiler:

Regiões de Paganum
''...Felizmente os terríveis sons que ouvíamos eram apenas um bando de macacos brincalhões colhendo frutas entre as árvores [...] Saber que as perturbadoras histórias sobre este local eram exageros de pessoas supersticiosas é algo que ajudará a mim e todos os meus homens á dormir esta noite...''
-Diário encontrado em um acampamento de exploradores, todos encontrados deitados em suas tendas com os pescoços torcidos.
Spoiler:


Última edição por Sr Nemo em Qui 5 Jun 2014 - 19:10, editado 5 vez(es)
Sr Nemo
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Paganum - Marchando Pela Selva  Empty Reporte de Sessão - A Cidade dos Besouros [1/2]

Mensagem por Sr Nemo Seg 2 Jun 2014 - 21:02

Paganum - Marchando Pela Selva  Kaymakli_yeralti_sehri
Esta tarde eu tive a oportunidade de narrar meu primeiro jogo em Paganum. Eu fiz uma sessão usando o sistema de Savage Worlds, com seis fichas pré criadas para os jogadores escolherem antes da sessão, sendo que dois vieram e escolheram jogar com:

-Um xamã Quatori com magias para aumentar suas capacidades de combate e para manipular terra.
-Uma caçadora humana armada com flechas, pistolas, armadilhas de urso e acompanhada de um cão-de-caça.

Eu tomei algumas liberdades com as habilidades dos personagens e com os edges, provavelmente resultando em algo desequilibrado, mas eu confio no grupo e no meu domínio de jogo os bastante para isto.

Eu adicionei uma mecânica nova ao cenário: Talismãs, amuletos preenchidos com energia espiritual que poderiam ser quebrados para se conseguir um efeito específico. Itens dados inicialmente aos jogadores incluem um talismã de iluminação, um talismã de fogo e um que permitiria a tradução de linguagens estranhas.

Em outra mudança do sistema, eu decidi ligar o ganho de bennies e pontos de experiência á descobertas que os jogadores fizerem durante a aventura, dando ênfase ao seu papel como exploradores de Paganum. Mais especificamente, descobertas que exigiram esforço e criatividade dos jogadores para serem feitas, se arriscando para fora do caminho principal ou resolvendo algum enigma difícil.

-----

Conceito Inicial: Cidade durante o Império Divino possui série de túneis subterrâneos. -> Deus das invenções guarda aproveita as defesas do local e guarda um artefato (A Estrela de Bronze) dentro destes túneis. -> Guerra dos Vermes começa e uma avalanche de lama causada pelo distúrbio de Anima cobre toda a superfície. -> Cidadãos mais rápidos dos túneis fogem para seu interior.

No tempo presente, uma colônia próxima encontrou uma entrada para os túneis no meio da floresta que se formou no local. Os jogadores são exploradores contratados por uma Mentalista para explorar os túneis e então recuperar a Estrela.

-----A Sessão-----

-Durante a negociação com Zir, soldados da casa do Escorpião entram na tenda para interromper o processo e clamar que as ruínas são propriedade deles. A Casa do Escorpião é uma organização extremista, controladora e que não tem medo de usar violNAZISTAS, ELES SÃO NAZISTAS FiCCIONAIS.

Os jogadores rapidamente eliminam o líder, usando um talismã de invisibilidade para ataca-lo por trás enquanto o Quatori aumentou sua força com uma magia e quebrou o corpo do indivíduo ao meio. Todos os outros falham um teste de medo e saem correndo para longe.

-Já nas ruínas, os jogadores encontram o topo enterrada na lama, a passagem se encontrava em um túnel logo no topo. Este túnel era fechado por um par de portas mecânicas e três alavancas marcadas com Hieróglifos: Um coelho, um falcão e uma serpente. Era necessário apertas as três alavancas na ordem certa para ativar a entrada, mas após a primeira tentativa o som das engrenagens (seja falhando ou conseguindo a ordem certa) iria acordar e atrair as Atuzaras (grandes serpentes com tentáculos) da floresta ao redor.

Os jogadores conseguem adivinhar a ordem certa logo na primeira tentativa (coelho, serpente e falcão), abrindo as portas e pulando para o interior dos túneis antes mesmo das criaturas chegarem perto.

Primeiro Nível dos Túneis

Esta foi uma parte relativamente tranquila da aventura, onde não havia nenhum combate planejado mas com algumas armadilhas e salas opcionais para serem exploradas, basicamente para os jogadores irem se acostumando com o estilo de jogo.
Spoiler:

Segundo Nível dos Túneis

Para esta parte eu planejei uma mistura de combates com armadilhas e enigmas, onde todos poderiam acontecer ao mesmo tempo durante um encontro. Um pouco de criatividade dos jogadores provocou uma mudança de planos:
Spoiler:


Terceiro Nível

Neste ponto, devido á um problema com horários, o jogo teve de ser finalizado rapidamente em um cliffhanger, felizmente o restante poderia ser facilmente expandido para uma aventura inteira.
Spoiler:

E fim. É provavel que neste sábado eu termine a segunda parte da aventura.
Sr Nemo
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Paganum - Marchando Pela Selva  Empty Reporte de Sessão - A Cidade dos Besouros [2/2]

Mensagem por Sr Nemo Seg 9 Jun 2014 - 15:35

-Nesta sessão vieram os dois jogadores anteriores e um novato. Eu lhe dei o personagem mais simples dos que eu tinha disponíveis: Um duelista focado em combate corpo-a-corpo armado com um sabre que sugava vida dos inimigos que matava (referência á Stormbringer n.37).

-Ao invés de um mapa de dungeon, eu fiz um Hexcrawl: Um mapa dividido em hexagramas, cada um contendo um símbolo determinando o terreno do local (o mapa era dividido em cidades, túneis comuns, território assombrado por espíritos de vermes e templos do deus da invenção).

Após os personagens conseguirem um mapa dos túneis, eu monstrei o mapa real para os jogadores e deixei que eles decidissem qual caminho levar (eu marquei a posição do grupo com uma peça de xadrez conveniente). Andar de um hexagono ao próximo levaria uma hora, e cada tres horas de viagem eu rolava um encontro aleatório em uma tabela que eu fiz (uma tabela para cada terreno), mas eles poderiam gastar uma hora apenas procurando por tesouros dentro da área, que eu também decidia em uma tabela própria (dividida entre tesouros comuns e itens maneiros para as regiões mais perigosas).

Os jogadores levaram no total 11 horas abstratas andando apenas pelo túneis comuns. Após dois encontros com mais monstros besouros, eles perceberam que os encontros eram relativamente fáceis e decidiram por passar vários turnos repetidamente procurando por tesouros. Neste ponto eu decidi por passar a rolar duas vezes para cada encontro, resultando em um número notavelmente alto de inimigos que fez o grupo fugir imediatamente para ponto seguro.

-Os túneis eram divididos entre quatros facções: A civilização de Vantaloras que inicialmente habitava todos os túneis mas foram reduzidos á uma única cidade (donos da estrela de bronze); A cidade dos besouros que expulsaram humanos de seus territórios e estão em guerra contra Vantaloras; Uma seção dedicada ao deus das invenções, com tesouros protegidos pelos servos de metal; E uma cidade que foi corrompida pela voz de um Verme-Imperador, habitada agora apenas por espíritos de Vermes e mortos vivos (animados por estes mesmo espíritos).

A maior parte da sessão se passou com os personagens negociando com os líderes das duas cidades, usando seu status como visitantes da superfície como vantagem e para convencer as pessoas de sua importância para a guerra.

Inicialmente eles tentaram angariar um exército de besouros para atacar Vantaloras e no processo roubar a Estrela. A Mãe dos besouros precisa de uma prova de que eles são capazes de ir á cidade dos humanos e voltar, provando sua competência.

Ao falar com o rei de Vantaloras, o grupo começou a planejar uma forma de fazer as forças ambas as cidades lutarem entre si enquanto eles roubavam a Estrela. Eles convencem o rei de que eram enviados da superfície pelo próprio Panteão para trazer tempos de glória para o povo do subterrâneo.

Houve então uma longa discussão entre os jogadores sobre o que seria feito a seguir. Chegou um ponto em que eu tive de forçar uma votação entre eles, incluindo um limite de cinco palavras para descrever o plano que queriam seguir (em votações anteriores cada um ficou longos minutos descrevendo seu próprio plano, e no final eu nem sabia quem estava votando pelo o que mais).

No final, eles convencem ambos os líderes á fazer uma paz temporária e unir suas forças para destruir a cidade assombrada pelos Vermes. Após a batalha (e uma emboscada que houve contra os personagens), o grupo decidiu que iriam tentar forjar uma paz permanente entre os dois povos, voltando para a superfície sem a estrela. Eles não ganharam o pagamento da mentalista que os contratou, mas ficaram satisfeitos com o que encontraram no subterrâneo.

-Dois dos soldados do Escorpião foram deixados como reféns nas duas cidades como prova de confiança, o terceiro sendo sacrificado para a espada amaldiçoada e curando os ferimentos que o jogador havia levado num dos encontros aleatórios. Durante a batalha final contra os Vermes, os jogadores descobriram que os escorpiões fizeram alianças durante sua estadia nas cidades quando todo o grupo foi emboscado, tendo de lutar contra Homens-Besouros, humanos-mentalistas e dois não-nazistas fortemente armados.






Sr Nemo
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Paganum - Marchando Pela Selva  Empty Re: Paganum - Marchando Pela Selva

Mensagem por Sr Nemo Sáb 21 Jun 2014 - 19:49

Como parece que Savage Worlds vai ser o meu sistema de mesa por um tempo, e como a criação de El Revolver pode demorar séculos, eu decidi começar a adaptar o cenário apropriadamente para Savage Worlds.

-----

Criação de Personagens:

Edge Livre:  Durante a criação de personagem, o jogador pode escolher um Edge de qualquer rank como um de seus Edges iniciais, desde que o personagem atenda a todos os outros pré-requisitos.

Raça: Os jogadores escolhem uma das três raças iniciais para seu personagem:

Spoiler:


Arcane Backgrounds:

Spoiler:
-----

Continua no próximo episódio.[/b]


Última edição por Sr Nemo em Sáb 28 Jun 2014 - 21:18, editado 3 vez(es)
Sr Nemo
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Paganum - Marchando Pela Selva  Empty Re: Paganum - Marchando Pela Selva

Mensagem por Sr Nemo Seg 23 Jun 2014 - 19:18

Atualizei a lista de feitiços e concertei a quantidade de pontos ganhos pelos rituais do Pastor-de-Vermes. Quando concertar a terminologia do sistema para ser igual á tradução da Retropunk eu vou adicionar isto ao post principa.
Sr Nemo
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Paganum - Marchando Pela Selva  Empty Re: Paganum - Marchando Pela Selva

Mensagem por Sr Nemo Sáb 28 Jun 2014 - 18:28

Alguns detalhes quanto á Edges, equipamento e regras usadas do livro básico que são usados em Paganum.

Edges e Hidrances
Spoiler:


Equipamento
Spoiler:

Regras Situacionais:
Spoiler:


Bestiário e Mudanças de Características
Spoiler:
Sr Nemo
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Paganum - Marchando Pela Selva  Empty Reporte de Sessão - Defendendo o Castelo

Mensagem por Sr Nemo Seg 14 Jul 2014 - 0:52

Paganum - Marchando Pela Selva  _32187_fire300
O grupo conseguiu uma última sessão antes de viajar de volta para Viçosa, mas apesar do tempo só conseguimos realizar um único combate. Vamos ver o que aconteceu:


-O encontro em si girou sobre um ataque á uma fortaleza no meio dos territórios selvagens. Os personagens deveriam proteger o local até a meia-noite, quando novos reforços chegariam.

-Os inimigos eram membros rebeldes da mesma guarda que contratou o grupo. Na história de fundo havia uma cidadela no centro daquele território (coincidentemente no centro do mapa que fiz) comandada por um Mentalista. Um acidente o fez ser possuído por um Intelecto-Indesejado que imediatamente usou poderes para controlar os soldados do local.

-Os pcs (desta vez apenas a caçadora e o Quatori) chegaram á um castelo semi-destruído e com um único sobrevivente de braço quebrado. Acompanhando o grupo havia o Insombre que o contratou para a aventura (apelidado carinhosamente de Zack pelos jogadores).

-Sobravam apenas três horas antes do próximo ataque, período de tempo que foi usado para montar armadilhas no interior de todo o castelo. O xamã gastou um talismã-de-túneis adquirido na última aventura para formar buracos profundos em frente ás entradas. A caçadora deixou armadilhas de urso em frente ás portas e montou revolveres que atirariam nas janelas caso um gatilho fosse ativado.

-Cada ''onda'' de atacantes era formada por soldados montados á cavalo e um gigante feito de escuridão e pseudo-estrelas - nas fichas chamados apenas de Indesejados. No total três ondas atacaram o castelo.

-No final os personagens atraíram os inimigos restantes para a sala do castelo e fugiram para o segundo andar, de onde o xamã derrubou o chão em cima de todos. terminando o combate (um truque que eu permiti com um teste de Geomancia -2 e o gasto de alguns pontos de energia).

E...Yeah, é tudo o que conseguimos.
Sr Nemo
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Paganum - Marchando Pela Selva  Empty Re: Paganum - Marchando Pela Selva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos