Taverna do Orangotango Esfacelado (mas vivo)
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Respostas "Trog" do Mamorra

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Mensagem por Mamorra Seg 5 maio 2014 - 11:10

Aqui eu darei respostas à comentários diversos.
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Mensagem por Mamorra Seg 5 maio 2014 - 11:14

Comentário: Fórum da Jambô

Spoiler:

Khrjstjano, os que saíram, saíram porque não há mais debate: Não pode mais dizer que é contra o que vem acontecendo. Veja que eu mesmo só postei aí 1x, e mesmo assim o babaca do Nume veio "me notificar" por dizer que ele não segue as regras criadas para TODOS. E sim, ele é um babaca. Um sujeito que minimiza seu próprio trabalho não é digno de nota (vide o comentário dele sobre o Bestiário vol. 1 no fórum antigo).

Então, meu caro, os que foram embora, saíram por causa da CENSURA que está havendo lá. E, para aqueles que não quiserem ser CENSURADOS , aqui na Taverna do Orangotango Esfacelado (Mas Vivo) não Censuramos os comentários que são contra a nossa opinião. Afinal, a liberdade de expressão é um direito assegurado (ainda) pela Constituição.
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Mensagem por Hikaru Ter 6 maio 2014 - 13:36

Alguem não sabe como as Tendencias de D&D funcionam, tambem puderá, aprendeu que um reino escravista é Leal e NEUTRO! E claro que não sabe como as coisas funcionam.

Ou como designer funciona.

Ou bom senso.

Ou noção.
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Mensagem por Lord Seph Ter 6 maio 2014 - 16:11

Bem, tem um paladino em D&D que tem um reino onde a escravidão é aceitável... Mas eu acho tendências tão tendenciosas lol!.

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Mensagem por Hikaru Ter 6 maio 2014 - 17:05

Tapista é uma fonte inesgotável de Fridge Logic
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Mensagem por Elven Paladin Ter 6 maio 2014 - 17:17

Bem, tem um paladino em D&D que tem um reino onde a escravidão é aceitável... Mas eu acho tendências tão tendenciosas

No caso, é em Forgotten Realms, onde os escravos de Mulhorand eram propriedade divina do templo de Horus-Re (antes da Spellplague explodir tudo). É um caso estranho, mas me parece muito mais aceitável do que o Império do Boizão Supremo.
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Mensagem por Hikaru Ter 6 maio 2014 - 17:28

Mulhorand também é um fonte de Fridge Logic, mas de proporções mais "aceitáveis", Tapista por outro lado, é fudidamente errado.

Quero dizer, legal você precisam de outra raça para procriar, tecnicamente tem humanas que nascem em familias minotauras, com irmãos e pais com cara de boi, então o padrão de beleza delas deve ser meio diferente.

O que talvez ajudasse para evitar a extinção da raça, ou algo do gênero.

A escravidão só serve para manter o Império, tendo muitos soldados chifrudos e o escambau. Alem de ter o habito de sequestrar mulheres de outros reinos e as vender para algum harem de um boi bandido.

Totalmente Leal e Neutro.
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Mensagem por Elven Paladin Ter 6 maio 2014 - 17:43

Eu consigo aceitar que Tapista seja Leal e Neutra, desde que Tormenta simplesmente reajuste o significado de Neutro (como Dark Sun faz, onde a Neutralidade abarca alguns comportamento Malignos em outros cenários) e colocando alguma medida de desconforto e conflito interno entre Minotauros que se incomodam com esses aspectos de sua sociedade. Da forma com que eu conheço o Império do Futuro Hambúrguer (que admito ser incompleta), eles são basicamente "Tirania Patriarcal Romana".
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Mensagem por Hikaru Ter 6 maio 2014 - 20:41

O que seria bizarro por um monte de outros motivos bizarros...

Mas Tormentão é mais bipolar e carece de foco que minha pessoa, serio, talvez eles devessem tentando Imperio Romano com Orcs só para variar, ao inves de copiar Warcraft 1 com a Aliança Negra. 

E usado outra civilização menor e mais nomade com os Minotauros, que apesar de terem acrofóbicos são exímios marinheiros.

Eu tenho que parar, toda vez que cutuco acho mais alguma coisa para ficar reclamando! AHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!
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Mensagem por Elven Paladin Ter 6 maio 2014 - 21:24

Mas Tormentão é mais bipolar e carece de foco que minha pessoa, serio, talvez eles devessem tentando Imperio Romano com Orcs só para variar, ao inves de copiar Warcraft 1 com a Aliança Negra

Para ser honesto, os Minotauros de Arton me parecem muito mais parecidos com os Minotauros de Dragonlance. Apenas um curto exemplo das similaridades, tirado da Dragonlance Lexicon:

...They are intensely proud creatures, growing to be 7 feet tall, with horns of up to 24" long. Minotaur are half-human and half cow—bovine is just about the worst insult anyone can hurl at a minotaur (it's one of the kender's favorite).

...Only champions of the Great Circus can be leaders—minotaurs believe that might makes right. Additionally, nothing is more important to a minotaur than his or her honor. In any event, the ruler of this sea-faring race is the one who defeats all his opponents in the ring and becomes the Champion....

...The goals of their race are simple: the destruction of all the other races of Krynn. They are exceptionally bigoted, seeing all other races as lesser beings. The only other creatures most minotaur hold in a high regard are the Knights of Solamnia, renowned for their code of honor; this is their one saving grace, in the minotaur's eyes.

Ou da Wikipedia:

In the Dragonlance campaign setting, the minotaurs, which are also known as "Kothians", are a reasonably civilized and cultured race. They are most commonly found on the islands of Mithas and Kothas (named for the sons of the first Kothian emperor) and are renowned for their tactical brilliance, military strength and superb seamanship.

The majority of the Kothian race worships the evil deity Sargas, who is known to other races as "Sargonnas". Their pride prohibits them from acknowledging the two incarnations as one and the same. In Kothian society, Sargas is portrayed as a giant bull-headed god who is held in higher esteem than the petty god of vengeance and strife that the humans and other lesser races may fear or worship.
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Mensagem por Hikaru Ter 6 maio 2014 - 21:37

Eu sei disso, me lembro disso ter sido comentado na Spell, mas só estou usando o exemplo  mais obvio é que não envolva ler material importado.

Me lembro que o pessoal da Jambo teve um faniquito na época sobre as semelhança com os Minobois de Dragonlance. Alem disso usaram a escravidão romana como exemplo para justificar o Leal e neutro e o escambau, foi um troço escroto.
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Mensagem por Elven Paladin Qui 8 maio 2014 - 22:27

O que seria bizarro por um monte de outros motivos bizarros...

Por exemplo?
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Mensagem por Hikaru Qui 8 maio 2014 - 23:58

Por causa da bipolaridade do proprio cenario, só para começar, de um lado você tem pessoas como Niele e do outro você tem personagens que tentam ser sinistros e morbidos... Mas falham miseravelmente.
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Mensagem por Elven Paladin Sex 9 maio 2014 - 13:24

Por causa da bipolaridade do proprio cenario, só para começar, de um lado você tem pessoas como Niele e do outro você tem personagens que tentam ser sinistros e morbidos... Mas falham miseravelmente.

É isso no RPG de Mesa ou em outras mídias que não são RPG? Se for por esse critério, você nunca deve se aproximar das novels de Forgotten Realms, Eberron e Planescape.
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Mensagem por Hikaru Sex 9 maio 2014 - 14:07

Olha, e o seguinte, esse bipolaridade é muuuuito pior em Tormenta, você não tem certeza se o escritor estava escrevendo aquilo como sendo algo serio ou para aproveitar o que estava na moda na epoca.

Como Pirates e Pistoleiros, por exemplo, que tem um monte de referência a Piratas do Caribe e Faroeste, num mundo que até pouco tempo não tinha esse tipo de elemento, ou Contra Arsenal, com Robos Gigantes...

Que foram desperdiçados...

Outros cenários tem seus elementos bizarros, mas geralmente já fazem parte do cenário desde do inicio (Eberron e Planescape), e não chamam a tenção por causa disso, ou você pode ignorar pode não afetar tanto o cenário (FR) ou porque eu não dou a minima (FR, de novo).

O problemas não são esquisitices, mas sim, fazer esquisitices sem elas serem devidamente integradas no cenário ou sem demonstrar um esforço para a esquisitices fazer algum sentindo ou ter algum contexto. 

Ser uma Colchão de Retalhos não isenta o autor de ser preguiçoso na hora de escrever algo que entra em choque com o resto do cenário, como colocar, ou melhor, forçar um elemento "cinza" em um cenário "preto e branco".
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Mensagem por Elven Paladin Sex 9 maio 2014 - 15:45

já fazem parte do cenário desde do inicio (Eberron e Planescape)

Eberron teve imensas cidadelas feéricas cheias de Elfos Clichê entrando no cenário. Ou Dragões, que iniciaram chacinas devido ao aparecimento de elfos com sangue dracônico (Linhagem de Vol), subitamente tendo legiões de criaturas de sangue dracônico em seu continente (e em Khorvaire). Agradeça às novels pré-4e.

E no caso de Planescape, uma novel praticamente revelou a identidade da Lady of Pain, algo que jamais seria feito (só ler a introdução dela no Boxed Set).

O problemas não são esquisitices, mas sim, fazer esquisitices sem elas serem devidamente integradas no cenário ou sem demonstrar um esforço para a esquisitices fazer algum sentindo ou ter algum contexto.

Dark Sun no AD&D 2e (Chacina de Sorcerer-Kings. Golfinhos Psiônicos). Forgotten Realms e seus Time of Troubles/Spellplague. Dragonlance que era movido por isso (Cataclysms).
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Mensagem por Monteparnas Sex 9 maio 2014 - 16:32

Acho que entendi o ponto do Hikaru. Não é só que Tormenta tenha elementos destoantes. Mas que o cenário é praticamente feito disso. Uma colcha de retalhos de clichés colados sem cuidado nenhum para que criem contexto uns pros outros, nenhum deles. O non-sense não é uma ocorrência ocasional, mas o estado natural e constante do cenário.

Fora que raramente os clichés são trabalhados além disso. Os reinos temáticos, por exemplo, não são um problema per se. Mas eles se resumem a seus temas. Eles têm pouca influência de ou sobre seus vizinhos, exceto em casos específicos. As raças são clichés quase imutáveis, você raramente acha um NPC que seja que foge do padrão da raça. Pessoalmente eu abomino o clima high-school da Academia Arcana, e no entanto isso é tudo o que ela é. O lugar é dito ser mais que isso, mas todas as vezes que aparece, ou você vê professores sênior reunidos em um laboratório fechado, ou vê alunos de high-school fazendo merda de high-school.

Todo o cenário é feito sem cuidado em ser coerente consigo mesmo. Os mares de Arton são infestados de monstros poderosos que tornam a navegação impossível. Exceto que, para um povo que não tinha motivos para construir navios, eles têm uma tecnologia naval bastante desenvolvida. E os minotauros são exímios marinheiros, que parecem nunca ter problemas com os monstros marinhos. Aliás, não perderam um único navio durante a conquista dos reinos ao sul das Uivantes. E tem piratas, também. Que são poderosos, por ter de enfrentar os monstros marinhos, e são ricos, mesmo não tendo ninguém para saquear, já que não existe comércio marinho. Espera, eles saqueiam aventureiros. Que, apesar de ter quase nenhum motivo para se aventurar no mar, são numerosos por lá o bastante para motivar toda a pirataria do planeta. E os piratas acham mais seguro viver em sua própria ilha, a despeito dos monstros marinhos, do que viver num continente cheio de territórios ermos onde ninguém vai e praias vazias (afinal, poucas comunidades querem viver à beira do mar de monstros).

Piratas são um cliché, mas são legais, ok. Eu gosto de piratas. Mas para justificar a inexistência de grandes navegações, e o fato de a maior parte do cenário não ter descrição, eles criam um elemento que impossibilita a existência de piratas típicos. Certo, eles poderiam ter pensado em formas de haver piratas incomuns, que precisam lidar com esses elementos. Ao invés, eles fazem James K, um grande pirata que aterroriza um mar, teoricamente, cheio e perigos muito maiores que ele, e sem ninguém para saquear, exceto umas raras cidades costeiras que são habituadas a enfrentar monstros gigantes, mas parecem incapazes de lidar com um navio. Um navio comum, porque num mundo que não tem espaço para piratas comuns, você só encontra piratas comuns.

Isso para não falar do fato que a cidade mais desenvolvida de Wynla, por exemplo, é o porto de Kresta, que vive de um extenso comércio marítimo inexistente...

E o cenário é todo assim.
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Mensagem por Lord Seph Seg 12 maio 2014 - 20:42

O problema é que eles usaram o sistema de cenário temático a um nível além do aceitável... Sério, podia explodir 10 reinos lá e não fariam falta alguma no cenário.

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Mensagem por Monteparnas Ter 13 maio 2014 - 5:00

Poderiam explodir quase TODOS, poucos reinos fazem qualquer diferença em cenário. Deheon, porque é capital, Tapista, porque é capital. O resto você pode eliminar, mexer, remodelar, substituir, praticamente sem perdas para o cenário como um todo.

Até mesmo Trebuck, o lugar onde a Tormenta explodiu no continente, teoricamente sendo um dos pontos de maior importância, é tão zé ruela que você pode colocar esse evento em qualquer outro lugar.

Uivantes, Sckharshantallas e Khubar podem ser considerados importantes por causa dos dragões-rei, e ainda é discutível, principalmente no caso de Khubar. Yuden é o único reino fora das duas capitais que, de fato, recebe alguma atenção regular e afeta políticas fora de si mesmo, e ainda assim é mais importante pelo Mestre Arsenal que pela própria Yuden.
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Mensagem por Lord Seph Ter 13 maio 2014 - 14:23

Afetava, pois agora tem uma imperatriz de 3 reinos (dois se a Rhana um dia for lembrada)...

Sendo franco, eu só quero ver se a versão Alpha vai servir para alguma coisa legal ou só mais um copy+paste.

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Mensagem por Hikaru Qui 15 maio 2014 - 1:13

Você ainda tem duvida que não vai rolar uma orgia com Ctrl + X, Seph?
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Mensagem por Monteparnas Qui 15 maio 2014 - 14:35

Eu tenho alguma confiança no trabalho do Arma com regras. Mas em termos de descrição, duvido muito que o Alpha vá pra frente. Inclusive porque isso seria uma sacanagem com o pessoal que joga TRPG. Se bem que o material atual de TRPG já é uma sacanagem... é, tem chance. Mas não muita, não confie nisso, não.
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Mensagem por Hikaru Qui 15 maio 2014 - 15:27

*DERP* Esqueci que é para 3D&T... *HURP*

Mas mesmo assim, ainda tem o problema que é para Tormenta...

O que limita a possibilidade do material ter atualização da situação atual do cénario, se alguem tivesse ideia de qual é ela...

Não, serio. Alguem sabe qual é a situação atual da linha cronologica e eventos?

Btw, mais um artigo inutil para TRPG sobre sereias, mais uma raça para não usar em 90% das mesas, e JMTrevisan fico bravo só porque eu e o Serial101 falamos o quanto é inutil esse artigo.

Mesmo que seja degraça e pudesse ser algo muito mais util.

Vocês ja devem imaginar o "arumento" dele.
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Mensagem por Monteparnas Sex 16 maio 2014 - 1:10

Se ele tem tempo pra fazer sereias de graça, por que ele não usou esse tempo para escrever um texto novo pro cenário e colocar no próximo livro?

Sério, produzindo material novo que sirva pra alguma coisa, não precisa ser nem de graça.
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Mensagem por Lord Seph Sex 16 maio 2014 - 16:34

Trevisan sabe criar raças? Pensei que ele só soubesse escrever textos e nem são grande coisa...

Na verdade eu gostaria que o Tomenta Alpha fosse uma realidade alternativa sem ligação com o TRPG... Mesmo porquê o 3D&T nunca foi um sistema para aventuras medievais padrões, é mais para o estilo Slayer ou FFT.

Acho que o cenário vai estagnar por mais 10 anos até alguém ter uma ideia brilhante e mudar de sistema mais uma vez.

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