Vamos Jogar X-com: IRONMAN MODE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vamos Jogar X-com: IRONMAN MODE

Mensagem por Sr Nemo em Qui 31 Jul 2014 - 18:51



X-Com: Ufo Defense foi um jogo originalmente publicado em 1993 e que ganhou seu reboot/remake/reiniciação/recontração em 2012.

Os títulos principais da franquia se tratam de jogos de estratégia onde o jogador tomava o papel de lídar da organização titular, responsável por impedir a grande invasão alienígena que ameaçava o planeta, utilizando de análises ciêntíficas da tecnologia invasora e de uma grande quantidade de violência no processo.

O jogo se divide em duas fases principais: O comando da organização inteira, onde o jogador deveria escolher em quais projetos a organização deveria investir seu dinheiro, incluindo desenvolvimento de equipamento para soldados, construção de satélites para monitorar o planeta, autopsias e interrogação de alienígenas capturados e aviões de guerra para derrubar veículos avançados.

O outro modo por sua vez se tratam das missões em sí, onde um grupo de até seis soldados irão enfrentar alienígenas em diversos pontos do planeta, de metrópoles á fazendas abandonadas, em um combate por turnos onde todos tem uma grande chance de morrer.

E o mais importante: Este é o jogo que iremos jogar a partir de agora (bem, apenas eu), uma vez que Fallout sofreu de uma quantidade ridícula de problemas técnicos.

E mais: o jogo será completado no modo Ironman.

Ou seja: O jogo irá salvar imediatamente no final de cada turno que eu fizer. Nada de salvar e voltar para trás, cada erro irá afetar permanentemente o resto da campanha, possívelmente levando á minha derrota.

Muito bem, vamos nessa.



Após a introdução vista logo acima, a primeira coisa a fazer é escolher o continente onde iremos construir a base da Xcom. Eu escolhi o continente asiático pelo desconto em projetos de engenharia.

Por curiosidade: A América do Sul permite que alienígenas sejam interrogados imediatamente, ao invés de levar 3-5 dias como em outros continentes. Obrigado capitão Nascimento.



O jogo segue imediatamente para uma missão no Japão onde atividade alienígena foi detectada em território urbano.

O nosso esquadrão inicial é formado de rookies criados aleatoriamente pelo sistema. Nenhum deles possúi qualquer classe ou habilidade especial, e possúem uma chance relativamente pequena de acertar qualquer ataque.

Eu os apelidei carinhosamente de Equipe Camisa Vermelha.



E nós pousamos.



Cada personagem possúi duas ações por turno. Toda missão começa em um ponto aberto do mapa de onde não se pode ver nenhum dos inimigos, então por precaução eu movo cada personagem para detrás de cobertura com uma ação e uso a seguinte para entrar em Overwatch (o personagem irá atacar o primeiro inimigo que se mover dentro de sua linha de visão).

Basta a Equipe CV se esconder atrás dos carros para que os primeiros alienígenas apareçam.




Sectoides. Seres pequenos e cinzentos armados com pistolas de plasma (que explodem imediatametne na sua morte).



Os dois Sectopoides se separam, um se escondendo atrás de um caminhão e o outro atrás de um carro.



Agente Yamazaki tem linha de fogo, com 45% de chances de acertar. Como é um personagem inicial, são poucas as chances de que ele vai causar mais do que um pouco de dano.




Exatamente como eu havia previsto.



Agente Anna também acerta o seu alvo, mas não tem a mesma sorte com o dano. Eu uso o restante das ações para apróximar o resto dos agentes e tentar flanquear o bicho.



Ele consegue se mover para dentro do prédio em construção, escapando de dois tiros de overwatch. Nenhum personagem é capaz de atirar nele de sua nova posição.



Para o azar da equipe Sean Bean, dois novos Sectoides se juntam ao combate. Eu escolho uma agente para lidar com os dois alienígenas intactos (posicionando-os em cobertura e usando overwatch) enquanto agente Anna se dirige para finalizar o inimigo ferido.



Os dois cinzentos se movem para cobertura, escapando de dois da equipe Kenny. O terceiro acerta o alvo, mas a criatura ainda sobrevive com 1 ponto de vida.



Infelizmente um agente foi deixado em campo aberto, onde é atingido por tiros de plasma e sobrevive com apenas uma quantidade minúscula de vida.



Da posição em que estão, nenhum dos meus agentes é capaz de atingir os aliens na rua, e mover para mais perto iria ativar o Overwatch deles. Eu então faço um dos personagens atirar uma granada no carro sendo usado para cobertura.



Como podem ver, o carro começa a pegar fogo e de alguma maneira o agente sobrevive á mais um tiro de ciência alienígena.



Agente Anna também está tendo problemas, não só falhando em atingir o Sectoide ferido como ele está acertando seus próprios ataques.



Não consegui capturar o momento exato, mas no final da rodada o carro explodiu. O chimpanzé cinzento morreu e eu recebi uma mensagem sobre a importância de tentar eliminar os inimigos sem destruir seus corpos completamente.



Com o caminho aberto Yamazaki se aproxima o bastante do outro Sectoide para que o próximo ataque tenha uma chance de acerto de 100%.



A cena seguinte foi tão violenta que o jogo se recusou a mostrar.



Enquanto os outros agentes se aproximam do último hostil vivo, Anna é atingida por mais uma saraivada de tiros.



Sem mais pontos de vida restantes, ela entra em estado crítico e precisa de um item de cura dentro de três turnos ou irá morrer. Um item que nenhum rookie da equipe Adolescente-Sexualmetne-Ativo-Em-Filme-de-Terror possúi.



O personagem pode ser salvo se finalizarmos a missão imediatamente, por sorte um agente está perto o bastante para ter uma chance razoável de atingir o coiso.



E em outra cena censurada, o inimigo é eliminado. O corpo verde ao lado é uma das vítimas humanas que foram mortas antes da equipe Stark chegar ao local.



Missão quase-perfeitamente bem sucedida.



O grupo retorna para a base na China, levando corpos de Sectoides e restos de pistolas de plasma.



Os personagens sobreviventes serão incapazes de participar de qualquer missão por um tempo, e eu percebo que escrevi o nome de Anne errado este tempo todo. Três quartos da equipe Cachorro em Filme Triste são promovidos para classes de verdade e ganham suas primeiras habilidades.



Finalmente ganhamos controle da X-Com. Há pesquisa para fazer, países para serem salvos, máquinas para construir e destruição para ser causada.

*Sobem os créditos*





















avatar
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vamos Jogar X-com: IRONMAN MODE

Mensagem por Sr Nemo em Qua 6 Ago 2014 - 18:28

Apenas alguns detalhes que eu gostaria de esclarecer:
-Existe uma missão tutorial que eu decidi pular. Ela introduz melhor o primeiro encontro com forças alienígenas, mas também é incrivelmente irritante e exige que você faça cada turno exatamente da forma que o jogo exige. Foi melhor começar o jogo diretamente com as missões aleatórias.
-No último combate, quando uma granada foi jogada no carro para fazer com que ele explodisse no turno seguinte, faltou informar que o Sectoide estava além do alcance direto do explosivo.

E voltamos á administração da X-Com:


Vamos começar com uma visita á seção de ciência, que está chamando pela minha atenção.



Dra. Vahlen nos introduz á seção e nos apresenta á nossa primeira escolha administrativa: Qual projeto começamos a pesquisar?


Apenas um projeto pode ser pesquisado de cada vez, gastando uma certa quantia de nosso dinheiro e levando X dias para ser completada (X diminuindo quanto mais cientistas a organização tiver. Cada opção dará acesso á novos equipamentos tanto para os soldados quanto para a base.

Após um bom tempo sem jogar eu esqueci o que cada opção permitia construir, e então escolhi alien materials achando que ia dar acesso á armadura avançada, um item vital para o primeiro mês de jogo quando nossos soldados são mais inexperientes do que cascavel em competição de amarelinha.



Dr. Shen nos introduz á sessão de engenharia, onde os itens pesquisados pelos cientistas são construídos, também exigindo uma quantidade de dinheiro e as vezes tempo.



O meu primeiro instinto foi construir novos satélites para detectar Ovnis em certas regiões, mas a X-Com ainda não tem estrutura necessária para isto. Três medkits são criados para equipar os soldados.

PARA A SALA DE OBSERVAÇÃO!

Nesta sala da base nós podemos ver todos projetos em andamento e também podemos acelerar o passar dos dias. Com o passar dos dias os projetos são completados mas também ocorrem ataques alienígenas, aparições de OVNIs e alguns outros tipos de missões que serão introduzidos mais tarde (e na expansão do jogo, Enemy Within).

No final do mês, o conselho misterioso que controla a organização irá avaliar o quão bem nos saímos.

Vamos girar a roleta metafórica do tempo e ver o que acontece.



Alienígenas atacam no dia seguinte. Yay.



Todas as abduções ocorrem em três países ao mesmo tempo e apenas um pode ser socorrida pela X-Com. A barrinha representa o nível de pânico de cada país. Qualquer invasão que não seja repelida (por que uma equipe não foi enviada ou então esta falhou a missão) faz com que o nível de pânico aumente, e quando esta barra chegar ao nível 5 o país irá abandonar o projeto X-Com e parar de fundá-lo. Quando 8 países abandonarem o projeto, Game Over.

Um esquadrão é enviado para a Rússia.


Dois Rookies, um Sniper e uma Heavy. Juntos eles formam o Esquadrão Mais-ou-Menos.






Esta missão se passa do lado de fora de alguma espécie de Shopping. O lado de fora possui uma quantidade decente de pontos de cobertura, mas o está cheio de cantos onde inimigos podem se esconder e emboscar o esquadrão.

O comandante do esquadrão (vulgo: Moi) gasta as próximas duas rodadas espalhando os personagens cuidadosamente pela área para localizar os hostis, cada um terminando seu turno atrás de pelo menos um ponto de cobertura.

E então, dentro de uma casa (loja de móveis?):




Mais Sectoides. Estes caras cinzentos serão nossos inimigos por algum tempo.


Toda vez que alienígenas percebem a presença de nossos personagens (quase sempre no mesmo momento em que são notados pelo esquadrão) eles imediatamente usam uma ação de movimento. O movimento destes dois Sectoides ativa o Overwatch do Sniper.



Yay.

Imediatamente após eliminar um inimigo, imediatamente uso o resto da rodada para aproximar o resto da equipe e tentar flanquear o bicho...




...Ativando a aparição de mais dois Sectoides....



...Que por sua vez ativam mais um Overwatch, desta vez de um novato que erra os seus tiros. Este ataque por sua vez ativa uma carta armadilha que...


O turno do novato acontece logo em seguida. Ele se aproxima da janela e então tenta mais um ataque.


Aqui jaz um E.T. qualquer. Se ferrou.



A sorte do esquadrão Meia-Boca começa a acabar. Um inimigo mira em nosso Sniper e o atinge causando 4 pontos de vida. Este ataque faz com que o soldado entre em pânico.



Pânico é uma condição que acontece com membros da X-Com quando são atingidos por ataques, quando outro membro do esquadrão morre ou por habilidades de aliens específicos. Quando em pânico um personagem realiza uma ação aleatória e então passa o próximo turno paralisado. O sniper tenta atingir o Sectoide que o atingiu, mas a penalidade de ataque causada pelo pânico foi grande demais.

Dois detalhes importantes:

-O personagem não pode se mover no próximo turno.
-O carro que ele está usando como cobertura está pegando fogo.



Vamos ver como vai a sorte da Agente Novikova.



Yep, decente.



A rodada termina com o Sniper explodindo em dezenas de pedaços. Nossa primeira perda e o primeiro nome adicionado ao memorial.

Esta perda causa pânico em outro soldado. Ele simplesmente se encolhe em seu canto gritando pela mãe ou algo do tipo.



Enquanto isto, Novikova elimina o último hostil.

Como a missão não terminou, o esquadrão continua a vasculhar o prédio em busca dos últimos Sectoides.



Ao abrir uma porta, o agente Schafer, descobre os últimos dois escondidos na cozinha. A missão já teve perdas demais e eu decido usar uma granada para eliminar todos de uma vez.





A missão terminou, mas á que custo?

Não muito, na verdade.





Quando todos voltam para a base, Schafer ganha uma promoção e uma shotgun. A Rússia agradece pela ajuda mas dois países estão em situação pior.



A sala de situação nos permite ver... Bem, a situação de todos os países membros do conselho e o seu nível de pânico. Notícias relacionadas ás atividades da X-Com e avistamentos de aliens passam logo debaixo da tela extravagante.

No final de todo mês, o nível de pânico de países não-vigiados por satélites da X-Com terão seu nível de pânico aumentado em 1.



Eu começo a ordenar a construção de novas alas para a base, começando com um gerador de energia para permitir a construção de mais máquinas neste andar (como um sistema de satelites extras).



9 de março e a pesquisa dos materiais alienígenas termina, dando acesso á... Um subitem que aumenta a vida do soldado em 2 pontos, mas impedindo que ele leve uma granada ou medkit ou algum outro item útil.

Não era exatamente a armadura que eu espera.



Decepcionado, eu ordeno o estudo de Xeno-biologia ou seja lá como se chame. É frustrante não ter acesso rápido á armaduras avançadas, principalmente quando uma nova onda de alienígenas mais fortes e mortais pode chegar á qualquer momento e massacrar todo mundo (vulgo: meu primeiro jogo de X-Com).



E falando no capeta, cinco dias depois ele aparece na forma de um OVNI detectado dentro do espaço aéreo da X-Com. Ou da Xcom, eu nunca tenho certeza de como se escreve isto.



O que significa lutas aéreas maneiras.








Já caiu o disco voador.

O OVNI é derrubado em uma floresta no Japão e uma equipe é enviada imediatamente para matar todos os sobreviventes e tomar os espólios.



Três agentes experientes são enviados juntos da novata Spencer. Eu nem tenho um nome para o esquadrão desta vez.




A equipe chega em segurança aos arredores do ponto de colisão. Ninguém sabe o que os espera.

Bem, eu sei, mas não vamos estragar o drama.

*Sobem os créditos*




























avatar
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 23

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum