Taverna do Orangotango Esfacelado (mas vivo)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Sistema sem Nome do Monteparnas

3 participantes

Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Monteparnas Ter 25 Fev 2014 - 20:56

Aqui eu pretendo apresentar meu sistema em construção, discutir seus elementos e rumos, e reunir jogadores para os playtestes.

Esse primeiro post serve para apresentar e atualizar os princípios norteadores do desenvolvimento do sistema. As regras atuais estão no segundo post, e devem aos poucos substituir o sistema d20 na forma do D&D 3.5, para aproximá-lo desses princípios aqui contidos.

Atributos:

Testes Simples, de Gente Simples:

Aptidões, e Outras Palavras-Chave:

Princípio do Um Só Teste:

Vantagem e Desvantagem:

1 É Pouco, 3 Não É Demais:

Talentos Evoluem!:

Perícias Úteis:

Perícias Independentes:

Classes de Prestígio: Fim e Recomeço:


Última edição por Monteparnas em Sex 23 maio 2014 - 19:22, editado 2 vez(es)
Monteparnas
Monteparnas
Mentor
Mentor

Mensagens : 414
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 37
Localização : Sobradinho, DF

Ir para o topo Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty Re: O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Monteparnas Sáb 3 maio 2014 - 3:34

Depois de muito refletir e verificar o quanto eu ainda preciso aprender para tocar um projeto do tamanho que eu planejava, decidi simplificar as coisas.

O sistema será feito aos poucos, como um hack de D&D 3.5. A cada atualização, uma parte do sistema será substituída. Se tudo der certo, eventualmente o sistema que eu sonho para "d20" vai estar pronto, emergindo completamente diferente do original. Se só der meio certo, terei um sistema d20 mais ao meu gosto. Na pior das hipóteses, eu tentei.

E como não quero fazer um sistema de RPG para jogar sozinho, estou aqui para apresentar e discutir o meu trabalho conforme ele cresce. Se alguém tiver sugestões ou reclamações, pode fazer à vontade. Se alguém quiser testar, eu só peço que me dê notícias de como foi.

Para a primeira parte, vou implementar o novo sistema de Habilidades básicas.
Meine Namenlosen System, Hack de Habilidades escreveu:As Habilidades dos personagens passam a ser 5: Causar, Direcionar, Responder, Suportar e Acumular. Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma são descartadas.

Causar determina bônus de dano com qualquer coisa, bônus na CD de magias e habilidades e capacidade de Carga. Qualquer efeito que limite, acrescente ou aumente o modificador de uma habilidade no dano vai mexer no modificador de Causar.

Direcionar determina o bônus da maioria dos testes ativos dos personagens. Testes de ataque e de perícias quase sempre serão feitos com Direcionar, assim como testes de habilidades de classe que envolvam um, como Conhecimento de Bardo e Empatia com a Natureza.

Responder determina os testes passivos dos personagens. Iniciativa, Observar, Ouvir, etc. O modificador de Responder também entra na CA, no lugar da Destreza. Enfim, testes para evitar surpresa e reagir ao inimigo a tempo.

Suportar determina as três Resistências do personagem.

Acumular determina os PVs, Magias Diárias adicionais dos conjuradores, e os PPs adicionais dos psiônicos. Se o número de usos de alguma coisa depender de um valor de habilidade, vai ser o valor de Acumular.

Todas as mecânicas permanecem as mesmas, as novas habilidades substituem as antigas com o mesmo sistema.

Gerando os valores de Habilidades:

Caso use a compra por pontos do Livro do Mestre, os personagens passam a receber pontos assim:
Campanha de Baixo Poder --- 13 pontos
Campanha Desafiadora ------ 18 pontos
Campanha Padrão ---------- 21 pontos
Campanha de Durões ------- 24 pontos
Campanha de Alto Poder ---- 27 pontos

O Arranjo de Elite passa a ser 15, 14, 12, 11, e 8.

Quem gosta de pontuação livre, divida a pontuação que ia usar por 6 e então multiplique por 5.

Para métodos de geração com rolagem de dados, basta rolar uma vez a menos, já que são apenas 5 habilidades. De resto, seguem intactos.

Toques Finais

No fim, os personagens podem acrescentar Aptidões e Inaptidões aos valores de Habilidade.

Uma Inaptidão é um uso que o personagem pode fazer daquela Habilidade. Um Guerreiro não pode escolher CD de Magia Arcana como Inaptidão para o seu Causar, mas pode escolher Carga se o mestre aprovar, ou Dano com Arcos. A Inaptidão causa -1 de penalidade no teste da Habilidade, ou -2 no valor da Habilidade, quando entra em jogo. Limite de 3 Inaptidões.

Para cada Inaptidão, o personagem ganha uma Aptidão aprovada pelo mestre, que seja tão relevante quanto a Inaptidão. Uma Aptidão faz o contrário, concedendo +1 em testes quando é relevante ou fazendo o valor de Habilidade contar como 2 pontos mais alto.

Alternativamente a Aptidões e Inaptidões, o personagem pode anotar as 6 Habilidades antigas num canto e anotar um - ao lado de até 3 delas. Para cada -, ele ganha um +. O resultado é o mesmo, mas se aplica a qualquer situação em que aquela Habilidade original seria usada, independente da Habilidade nova que vai ser usada.

Raças

Substitua os antigos modificadores raciais pelos seguintes:
Anão ........... +2 Acumular, -2 Responder
Elfo ............. +2 Direcionar, -2 Suportar
Gnomo ......... +2 Suportar, -2 Causar
Meio-Orc ...... +2 Causar, -2 Direcionar
Halfling ......... +2 Responder, -2 Acumular

Alternativamente, as Raças podem vir com um - e + nas Habilidades Originais, um para cada -2/+2, em adição aos que o jogador colocar.


Última edição por Monteparnas em Sáb 17 maio 2014 - 2:59, editado 1 vez(es)
Monteparnas
Monteparnas
Mentor
Mentor

Mensagens : 414
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 37
Localização : Sobradinho, DF

Ir para o topo Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty Re: O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Sr Nemo Sáb 3 maio 2014 - 20:19

Tudo o que eu conheço do D20 está meio que empoeirado e guardado debaixo de caixas de revistas de culinária, então eu estou basicamente dando um carimbo de ok para qualquer coisa em que eu não encontrar um problema óbvio.

yeah.

Resistência determina as três Resistências do personagem.
Se um atributo é usado como base para as resistências, é preciso ter três valores diferentes?

No fim, os personagens podem acrescentar Aptidões e Inaptidões aos valores de Habilidade.

Uma Inaptidão é um uso que o personagem pode fazer daquela Habilidade. Um Guerreiro não pode escolher CD de Magia Arcana como Inaptidão para o seu Poder, mas pode escolher Carga se o mestre aprovar, ou Dano com Arcos. A Inaptidão causa -1 de penalidade no teste da Habilidade, ou -2 no valor da Habilidade, quando entra em jogo. Limite de 3 Inaptidões.

Para cada Inaptidão, o personagem ganha uma Aptidão aprovada pelo mestre, que seja tão relevante quanto a Inaptidão. Uma Aptidão faz o contrário, concedendo +1 em testes quando é relevante ou fazendo o valor de Habilidade contar como 2 pontos mais alto.

Alternativamente a Aptidões e Inaptidões, o personagem pode anotar as 6 Habilidades antigas num canto e anotar um - ao lado de até 3 delas. Para cada -, ele ganha um +. O resultado é o mesmo, mas se aplica a qualquer situação em que aquela Habilidade original seria usada, independente da Habilidade nova que vai ser usada.


Yeah, eu não posso julgar o sistema até ter uma idéia melhor de quais aptidões seriam disponíveis. Se grupos de armas são disponíveis para bonus e penalidades, seria fácil abusar do sistema dando penalidades para grupos de armas que nunca seriam usadas.
Sr Nemo
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty Re: O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Monteparnas Sáb 3 maio 2014 - 22:41

Por hora é tudo experimental, mas as Aptidões devem funcionar muito pelo princípio de "o personagem usa". Se ele não usa, não serve. Com o tempo eu devo parar para definir melhor quais elas serão, por hora a ideia é que o sistema seja posto em teste como está para ver quais ideias surgem e como elas funcionam.

Sobre armas, uma possibilidade é que as (In)Aptidões sejam "a Distância" e "Corpo a Corpo". É claro que se presume que um personagem vai, de qualquer maneira, usar mais uma aptidão do que uma Inaptidão, mas enfim. E já temos a opção de usar o antigo sistema de Habilidades como uma tabelinha de Aptidões.

Sobre as Resistências, elas ainda seriam diferenciadas pelas Aptidões e Inaptidões, e, principalmente, pelos Bônus Base de cada classe e Talentos que dão bônus a uma Resistência específica. Um Guerreiro ainda tem mais Fortitude que Vontade, mesmo que tenha o mesmo modificador de Habilidade para ambos, ainda pode escolher uma Inaptidão em Vontade para aumentar Reflexos ou Fortitude.

Também estou pensando em, no futuro, reduzir ainda mais o valor inicial das Habilidades, para começar com Aptidões gratuitas.
Monteparnas
Monteparnas
Mentor
Mentor

Mensagens : 414
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 37
Localização : Sobradinho, DF

Ir para o topo Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty Re: O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Monteparnas Seg 5 maio 2014 - 3:11

Estudando nomes alternativos para os 5 atributos, por favor, deem opiniões, mas lembrem-se que a ideia, por hora, não é alterar suas funções, só seus nomes:

Poder: Potência; Forçar; Imposição.

Refinamento: Controle; Direcionar; Realização.

Reação: Cuidado; Responder; Preparação.

Resistência: Durabilidade; Suportar; Negação.

Reserva: Recurso; Acumular; Captação.
Monteparnas
Monteparnas
Mentor
Mentor

Mensagens : 414
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 37
Localização : Sobradinho, DF

Ir para o topo Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty Re: O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Sr Nemo Seg 5 maio 2014 - 21:06

Eu gostaria de ter alguma sugestão mais sólida para dar, mas eu só posso sugerir que inptds sejam coisas que possam ser usadas contra o personagem, como uma penalidade para se defender contra tipos de ataque ou algo semelhante.

Estudando nomes alternativos para os 5 atributos, por favor, deem opiniões, mas lembrem-se que a ideia, por hora, não é alterar suas funções, só seus nomes:
Yeah, eu ficaria com as opções do meio, são as mais distintas mas ainda dá para reconhecer o uso de cada pelo nome. Eu apenas trocaria forçar por outra palavra.

Podemos dizer que este termo está...

Spoiler:
Sr Nemo
Sr Nemo
Adren
Adren

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/12/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty Re: O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Monteparnas Sáb 17 maio 2014 - 3:01

Fiz a alteração no segundo post, e troquei Forçar por outra coisa. Veja se está mais interessante assim. Eu evitei palavras começando com a mesma letra para facilitar a simplificação de fichas depois. Quem quiser abrevia com uma letra e acabou.
Monteparnas
Monteparnas
Mentor
Mentor

Mensagens : 414
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 37
Localização : Sobradinho, DF

Ir para o topo Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty Re: O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Monteparnas Sex 23 maio 2014 - 19:24

Alterei o primeiro post, em função e execução. Não sei em quanto tempo devo colocar mais ideias para assar, mas estou cheio delas, não deve demorar.
Monteparnas
Monteparnas
Mentor
Mentor

Mensagens : 414
Data de inscrição : 14/11/2013
Idade : 37
Localização : Sobradinho, DF

Ir para o topo Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty Re: O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Matilda T Seg 3 Out 2016 - 12:59

Eu estou assumindo o projeto. já abri um PbF de teste gradual, bem aqui, e logo que tiver dados dos primeiros resultados vou começar a postar qualquer alteração.
Matilda T
Matilda T
Filhote
Filhote

Mensagens : 26
Data de inscrição : 14/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

O Sistema sem Nome do Monteparnas Empty Re: O Sistema sem Nome do Monteparnas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos